Conheço um Escritor...

José Luís Peixoto



É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (inglês e alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Antes de dedicar-se profissionalmente à escrita em 2000, trabalhou como professor .
Pode considerar-se que a sua obra se encontra alicerçada no género romanesco, mas tem publicado poesiateatro e prosa em diversos géneros. Recebeu o Prémio Jovens Criadores (área de literatura) nos anos de 1997, 1998 e 2000.
Em 2001, o seu romance «Nenhum Olhar» recebeu o Prémio Literário José Saramago.
 «A Criança em Ruínas», é o seu primeiro livro de poesia.
Em 2006, publicou o romance «Cemitério de Pianos». Em 2007, em Saragoça, este romance recebeu o Prémio Cálamo - Otra Mirada, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha nesse ano.
Em 2007 estreou a peça "Quando o Inverno Chegar", no Teatro São Luiz, em Lisboa. 
Em 2008, o seu livro de poesia «Gaveta de Papéis» recebeu o Prémio de Poesia Daniel Faria.
Em 2009, os livros «Morreste-me» e «Gaveta de Papéis» são publicados em braille. Em 2011, «Nenhum Olhar» é publicado em braille.

Obras Publicadas

Ficção

2000 - Morreste-me2000 - Nenhum Olhar2002 - Uma Casa na Escuridão;2003 - Antídoto2006 - Minto Até ao Dizer que Minto (distribuído apenas com a revista Visão); 2006 - Cemitério de Piano2007 - Hoje Não (distribuído apenas com a revista Sábado); 2007 - Cal2010 - Livro2011 - Abraço;2014 - Galveias.

Poesia

2001 - A Criança em Ruínas.; 2002 - A Casa, a Escuridão; 2008 - Gaveta de papéis.

Literatura de Viagem

2012 - Dentro do Segredo- Uma viagem na Coreia do Norte

Literatura Infantil

2012 - A mãe que chovia















Mafalda Milhões

nascida em Mirandela em 1978, é a responsável pelo projecto editorial “O Bichinho de Conto”, um projecto inovador na área da literatura que tem como ambição a formação de uma comunidade de leitores inteligente, culturalmente criativa e activa na nossa sociedade e no mundo, procurando “educar as pessoas na diferença pela leitura”.

Mafalda Milhões diz-se contadora de histórias de profissão e é também editora, livreira, autora e ilustradora de vários livros, como “Perlimpimpim, Perlimpimpão”, “Chiu!”, entre outros. Pretende contar histórias a crianças que nunca abriram um livro, mostrando a todos como são poderosos os contos, trabalhando com livros para um público dos “0 aos 200 anos”.














Afonso Cruz



  nasceu na Figueira da Foz em 1971, para além de escritor também é  ilustrador, músico  e realizador!  
Estudou na Escola Secundária Artísitca António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Arte Plásticas da Madeira.
Vive num monte alentejano perto de Casa Branca, no concelho de Sousel.
 Vencedor do Prémio da União Europeia de Literatura 2012.



Enquanto Escritor

Afonso Cruz publicou, até à data, vários livros de ficção: A Carne de Deus, em 2008, um thriller satírico e psicadélico; Enciclopédia da Estória Universal, em 2009, um engenhoso e divertido exercício borgesiano com o qual venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e Os Livros que Devo­ra­ram o Meu Pai, em 2010, livro infanto-juvenil vencedor do Prémio Literário Maria Rosa Colaço de 2009. A este seguiram-se, também em 2010, A Boneca de Kokoschka - Prémio da União Europeia para a Literatura - e A Contradição Humana, vencedor do Prémio Autores 2011 SPA/RTP, escolhido para a exposição White Ravens 2011, menção especial do Prémio Nacional de Ilustração, Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People) e Prémio Ler/Booktailors na categoria Melhor Ilustração Original. Em 2011 publicou o livro O Pintor Debaixo do Lava-Loiças e em 2012 "Enciclopédia da Estória Universal - Recolha de Alexandria" e "Jesus Cristo Bebia Cerveja" Prémio Time Out - Melhor Livro do Ano. Em 2013 saíram os livros "Enciclopédia da Estória Universal - Arquivos de Dresner", "O Livro do Ano", "O Cultivo de Flores de Plástico", "Assim, Mas Sem Ser Assim" e "Para Onde Vão os Guarda-Chuvas". Para além disso, colaborou, na edição portuguesa do Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas com o ficcional "Síndroma da Culpa Absoluta"; no livro Prazer da Leitura com o conto O Cavaleiro Ainda Persegue/A Mesma Donzela; na novela policial O Caso do Cadáver Esquisito; n' Antologia de Ficção Científica Fantasporto; na antologia de contos de literatura fantástica Volluspa; no livro Histórias Daninhas; no Isto Não É um Conto e "21 Cartas de Amor"; no livro Micro-Enciclopédia; no romance colectivo A Misteriosa Mulher da Ópera. Assina uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título Paralaxe.



Enquanto Realizador

Trabalhou em cinema de animação, em vários filmes e séries tanto de publicidade como de autor, de entre os quais se destaca a curta-metragem Dois Diários e um Azulejo, e «O Desalmado», um episódio da série Histórias de Molero (2003).

Enquanto Ilustrador

Publicou várias ilustrações na imprensa periódica, nomeadamente para a revista Rua Sésamo, em manuais escolares, storyboards e publicidade. Ilustrou cerca de três dezenas de livros para crianças com textos de José Jorge letria, Alice Vieira, entre outros.


Enquanto Músico

Faz parte da banda de blues/roots The Soaked Lamb, com a qual gravou os álbuns Homemade Blues, em 2007, em 2010, Hats and Chairs, e em 2012 "Evergreens", para os quais compôs vários originais, escreveu letras, cantou e tocou vários instrumentos.



Obras Publicadas

  • A Carne de Deus
  • Enci­clo­pé­dia da Estó­ria Uni­ver­sal
  • Os Livros que Devo­ra­ram o Meu Pai
  • A Boneca de Kokoschka
  • A Contradição Humana
  • O Pintor Debaixo do Lava-Loiças
  • Enci­clo­pé­dia da Estó­ria Uni­ver­sal - Recolha de Alexandria
  • Jesus Cristo Bebia Cerveja
  • O Livro do Ano
  • Enciclopédia da Estória Universal - Arquivos de Dresner
  • O Cultivo de Flores de Plástico
  • Assim, Mas Sem Ser Assim
  • Para Onde Vão os Guarda-Chuvas












David Machado

 Nascido em 1978, David Machado estreou-se com o livro infantil A Noite dos Animais Inventados, distinguido com o Prémio Branquinho da Fonseca, a que se seguiram O Tubarão na Banheira ou A Mala Assombrada. Publicou o primeiro romance, O Fabuloso Teatro do Gigante, em 2006, e o segundo, Deixem Falar as Pedras, em 2011.
Escreveu ainda para crianças Um homem verde num buraco muito fundo e Os quatro comandantes da cama voadora.
Livros alimentados com os temas de eleição (imaginação, memória, felicidade) e pelo desejo de contar uma boa história. "Não quero impingir nada ao leitor, nem teorias, nem morais, nem dogmas". afirma. "A literatura, para mim, é um texto que, não dando respostas, levanta questões". Como Índice Médio de Felicidade. Um livro feliz





Inês Pedrosa



Biografia

Nascida a  15 de Agosto de 1962, publicou o seu primeiro texto na revista "Crónica Feminina", tinha apenas 14 anos. Aos vinte e dois licenciou-se em Ciências da Comunicação, na  Universidade Nova de Lisboa. Estreou-se como jornalista profissional em 1983, na redacção de  "O Jornal"(actual revista "Visão"). Estreou-se na literatura em 1991, com o livro infantil "Mais Ninguém Tem", seguindo-se o seu primeiro romance, "A Instrução dos Amantes", em 1992; "Nas Tuas Mãos", de 1997, valeu-lhe o Prémio Máxima de Literatura, e "Fazes-me Falta" em 2003, consolidou-a como uma principais romancistas da actualidade.
 Em 2005, a partir de "Nas Tuas Mãos e Fica Comigo Esta Noite", assinou a sua primeira peça de teatro, "12 mulheres e 1 cadela", dirigida por São José Lapa. Ganhou o Prémio Máxima de Literatura com "Os Íntimos" (2010). Os seus livros estão publicados no Brasil, em Espanha, Itália e Alemanha.



Bibliografia

 Mais Ninguém Tem (história infantil)
A Instrução dos Amantes
Nas tuas Mãos
Fazes-me Falta
A Menina que Roubava Gargalhadas
 Fica Comigo Esta Noite (Contos)
Carta a uma Amiga, com Maria Irene Crespo
 Do Grande e do Pequeno Amor, com Jorge Colombo
 Eternidade e o Desejo
Os Íntimos  
José Cardoso Pires: Fotobiografia
20 Mulheres para o Século XX
 Antologia da Poesia Portuguesa (Colectânea)
Anos Luz: Trinta Conversas para Celebrar o 25 de Abril
 Crónica Feminina
 No Coração do Brasil-seis cartas de viagem ao padre António Vieira







Alexandre Honrado

Biografia: 
Escritor e jornalista português nascido a 1 de novembro de 1960, em Lisboa. Autor essencialmente de literatura infantil e juvenil, recebeu prémios e menções honrosas. Começou a escrever muito cedo, textos que publicava em jornais. Licenciado em História, dedica-se ao ensino e à televisão. Foi um dos que participou na preparação do famoso programa Rua Sésamo . Tem dezenas de livros publicados, dos quais destacamos Uma Chuvada na Careca (1989), um dos seus grandes êxitos.



 Bibliografia:







                                                                  Castelinhos no Ar


Chegou o Pico



Pico Descobre um Sonho



Viagens por Sítios Onde...


E o Espantalho Acreditou.

O Lago dos Cisnes Azuis

Na Pista de uma Estrela

A Revolta dos Alfinetes

Uma Chuvada na Careca

A Cor do Cheiro

Um Estranho na Escola

Joana e o Novo Semáforo

Querem Roubar o Sol.

Um Sorriso que Não Queria Dormir.
                                                       Uma Bruxa na Floresta de Pedra.

O Vizinho Misterioso

O Filho do Trovão

Alves dos Reis: Uma burla à portuguesa

Os Caçadores de Cabeças

O Maior dos Mistérios.

A Minha Vida Não É Nada Disto!

O Amor Contado aos Jovens... E aos outros.

A Gesta do Magriço.

Sentados no Silêncio.

É Preciso Amar Devagar

Histórias que Apanharam Bicho

Lágrimas Quebradas.

Os Venturosos.

Uma Argola no Umbigo

Dentro de Mim Não Há Ninguém?

Eu Curto... Eu gosto «dos Lusíadas».

História Dentro de uma Garrafa.

Palavras para Lavras.

Viagem ao Alto de um Ramo.

Cuidado com os Mortos-vivos!

Dá-me o Teu Coração!

Este Rapaz Não Existe!

As Múmias Andam à Solta!

O Barquinho que Cresceu...


Fujam dos Anjos da Guarda!


Os Gatos Morrem de Pé!

O Soberano: Quando a aventura é maior do que a vida!

                                                      Amor e Crime no Mundo do Futebol

Bolas-de-berlim com Crime

À Pesca de Histórias na Terra dos Morangos.

                                                         Sonho na Terra dos Morangos.

A Casa de Muitos Mistérios. 


Terror e Crime entre Fraldas e Diamantes.


«Os Lusíadas» para os Mais Pequenos.

O Sonho de Xelá.


Hoje Não Quero Dormir!!!


Quem Dá Prenda ao Pai Natal?





Álvaro Magalhães



Biografia

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951.
Começou por publicar poesia no início dos anos 80 e, em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças, intitulado História com muitas Letras.
As suas obras para a infância, onde reina a força do imaginário e da palavra, são o produto de uma sensibilidade espiritualizada que reivindica a totalidade mágica da existência e apelam permanentemente à imaginação e ao sonho, não como formas de escapismo mas como factores poderosos de modelação do ser.
Considerado um dos mais importantes escritores da sua geração, pela originalidade e singular irreverência da sua obra, Álvaro Magalhães foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura, logo desde o início da sua carreira literária.


Os Prémios
Cinco dos seus livros para crianças (História com Muitas Letras, O Menino Chamado Menino, Isto é que foi Ser!, Histórias Pequenas de Bichos Pequenos e O Homem que não Queria Sonhar e outras Histórias) foram premiados pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura, em cinco anos consecutivos, entre 1981 e 1985.

Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2000 para o livro O Limpa-Palavras e outros Poemas (ilustrado por Danuta Wojciechowska).

Nomeado para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books For Young People) em 2002, com O Limpa-Palavras e outros Poemas.

Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens 2002 (modalidade de texto literário) para o livro Hipopóptimos – Uma História de Amor.


livros Publicados:

















Maria João Lopo de Carvalho



Biografia

Maria João Lopo de Carvalho nasceu em 1962 e licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português e de Inglês no ensino público e privado, representante em Portugal dos colégios ingleses Pilgrims, fundou e dirigiu a Know How, Sociedade de Ensino de Línguas e a Know How, Edições Produções e Publicidade destinada à tradução e à criação de livros personalizados para crianças e à concepção anual do Guia da Criança.
Publicou o primeiro romance, o best-seller Virada do Avesso, em 2000 e Acidentes de Percurso, em 2001.
Divorciada, mãe de dois filhos, fala e escreve pelos cotovelos e tem sempre tempo para tudo, sobretudo para os amigos.

Livros publicados:


Virada do avesso
Acidentes de Percurso
 Adopta-me
 Palavra de Mulher
A Minha Mãe é a Melhor do Mundo 
Bons Garfos, Más Línguas , com João Pedro de Campos Henriques
 Que bicho te mordeu?
A Princesa que Eu Sou
Eu tenho Super Poderes
O dia dos meus anos
Sou um campeão
O melhor Natal do Mundo
Animais à Solta 
Um Menino Diferente , ilustração de J. C. Cintra Costa
Mónica – a Maria-Rapaz







Luisa Ducla Soares




Biografia

Luisa Ducla Soares, nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939 e licenciou-se em Filologia Germânica.

Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido direcora da revista de divulgação cultural " Vida " ( 1971-2). Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, " Contrato", em 1970.

Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação ( 1976-8 ). Trabalha desde 1979 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal. Aí organizou numerosas exposições, sendo atualmente assessora desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica.

 Orientando-se preferencialmente para a literatura destinada a crianças e jovens, publicou mais de 80 obras. É socia fundadora do Instituto de Apoio à Criança. Tem escrito guiões televisivos e preparou diversos sites de internet, nomeadamente os da Presidência da República durante o mandato de Jorge Sampaio.

Tem elaborado para o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas , para o Ministério da Educação e Fundação Gulbenkian diversas publicações seletivas da literatura infantil nacional e internacional. Vários poemas seus foram musicados, tendo sido editado em 1999 um CD com letras exclusivamente de sua autoria musicados por Susana Ralha. Intitula-se 25 por ser constituído por 25 canções e se integrar na comemoração dos 25 anos da Revolução de 25 de abril. Junto de escolas e bibliotecas desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura.

Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos.

Recusou, por motivos políticos, o Grande prémio de Literatura Infantil que o SNI pretendeu atribuir-lhe pelo livro " História da Papoila " em 1973. Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-5 por " 6 Histórias de Encantar" e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.

 Em 2004 foi selecionada como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.


Livros publicados:

Contrato
Maria Papoila
O Dr. Lauro e o Dinossauro
Urso e a Formiga
O Soldado João
O Gato e o Rato
Oito Histórias Infantis
O Meio Galo e Outras Histórias
AEIOU, História das Cinco Vogais
Histórias de Bichos
O Menino e a Nuvem
Três Histórias do Futuro
O Rapaz do Nariz Comprido
O Sultão Solimão e o Criado Maldonado
Poemas da Mentira... e da Verdade
O Homem das Barbas
O Senhor Forte, prosa
O Homem alto, a Mulher baixinha
De Que São Feitos os Sonhos: A Antologia Diferente
O Senhor Pouca Sorte
A Menina Boa
A Menina Branca, o Rapaz Preto
6 Histórias de Encantar
A Vassoura Mágica
O Fantasma
A Menina Verde
Versos de Animais (Antologia de Literatura Tradicional)
Destrava Línguas (Antologia de Literatura Tradicional)
Crime no Expresso do Tempo
Lenga-Lengas
O Disco Voador
Adivinha, Adivinha: 150 adivinhas populares
É Preciso Crescer
A Nau Catrineta
Á Roda dos Livros
Diário de Sofia & Cia aos Quinze Anos
Os Ovos Misteriosos
S. O. S.: Animais em Perigo!...
O Casamento da Gata
Vamos descobrir as bibliotecas
Vou Ali e Já Volto
Arca de Noé
A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca
ABC
Seis Contos de Eça de Queirós
Com Eça de Queirós nos Olivais no ano 2000
Com Eça de Queirós à roda do Chiado
Mãe, Querida Mãe! Como é a Tua?
Lisboa de José Rodrigues Miguéis
Roteiro de José Rodrigues Miguéis: do Castelo ao Camões
A flauta
Uns óculos para a Rita
Alhos e Bugalhos
Meu bichinho, meu amor
Cores
Gente Gira
Viagens de Gulliver, adaptação livre
O Rapaz que vivia na Televisão
Contrários
Quem está aí?
A Cavalo no Tempo
Pai, Querido Pai! Como é o Teu?
A Carochinha e o João Ratão
Se os Bichos se vestissem como Gente
A festa de anos
Contos para rir
Abecedário maluco
Histórias de dedos
Há sempre uma estrela no Natal
Doutor Lauro e o dinossauro
Mais lengalengas
Desejos de Natal
A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas








António Mota


Biografia

António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957.
Foi professor do Ensino Básico.
Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979.

Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores.

Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim.

Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas.

Em 2003, a obra O Sonho de de Mariana, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".

Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eu fosse muito Magrinho. com ilustrações de André Letria.
Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas,em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens.
Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.

Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de cinco dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela Internatinal Youth Library de Munique
Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.

Livros Publicados:









A Aldeia das Flores
A Casa das Bengalas
A Gaita Maravilhosa
A Princesa e a Serpente
A Terra do Anjo Azul
A Viagem do Espanholito
Abada de Histórias
As Andanças do Senhor Fortes
Contos Tradicionais
David e Golias
Fábulas de Esopo – Recontadas por António Mota
Filhos de Montepó
Fora de Serviço
Jaleco
Maria Pandorca
O Agosto que Nunca Esqueci
O Conde de Montecristo
O Galo da Velha Luciana
O Grilo Verde
O Livro das Adivinhas
O Livro dos Provérbios
O Príncipe com Cabeça de Cavalo
O Rapaz de Louredo
O Rebanho Perdeu as Asas
O Rei, o Sábio e os Ratos
O Sapateiro e os Anões
O Sonho de Mariana
O Velho e Os Pássaros
Onde Tudo Aconteceu
Os Heróis do 6º F
Pardinhas
Pedro Alecrim
Pedro Malasartes
Romeu e as Rosas de Gelo
Sal, Sapo, Sardinha
Se eu fosse muito alto
Se eu fosse muito forte
Se eu fosse muito pequenino
Se tu visses o que eu vi

Segredos
Uma Tarde No Circo
Ventos da Serra: um Ano de Histórias


Sem comentários:

Enviar um comentário